AS RAÍZES DA RAIVA

diarioweb_filme_divertidamente_raiva

A raiva não é um sentimento ou uma emoção primária, mas sim uma emoção secundária. Mágoas, ressentimentos, decepções, rejeições, medos… ou uma combinação desses sentimentos, experimentados no passado e não resolvidos, é o que se transforma em raiva.

Para conseguir se livrar da raiva, é preciso entender essas suas raízes. E, num contexto geral, as mágoas, ressentimentos, medos decepções e rejeições possuem uma única e mesma raiz: nossas expectivas não atendidas.

Quando nascemos, 100% das nossas necessidades dependem de outras pessoas para serem satisfeitas. Ainda na infância, quase tudo o que fazemos depende dos outros e muitos adolescentes acreditam que todo mundo precisa realizar boa parte dos seus desejos. Aprendemos, por isso, a sustentar uma falsa crença de que somos merecedores de tudo.

Em cada relacionamento criamos, inconscientemente, uma porção de expectativas. E sempre que alguém não cumpre essas expectativas, até mesmo porque muitas vezes as desconhece, alimentamos ainda mais as raízes da raiva, ficando frustrados, magoados, ressentidos…

E o que fazer, então, para cortar essas raízes e impedir que continuem crescendo? A primeira coisa é tomar consciência de que a raiva que você sente não é sua personalidade, ou seu jeito de ser, mas sim um padrão inconsciente que muitas vezes nasceu na sua mais tenra idade. Então, após identificar esse padrão, você pode fazer uma escolha: ou continua respondendo impulsivamente às situações, produzindo resultados destrutivos para si mesmo e sua família, ou assume o controle e a responsabilidade pela sua vida e decide, conscientemente, tornar-se emocionalmente livre e feliz.

Yuri Alexander – Terapeuta
(45) 99997-0808
(45) 3038-1101 – Unoclin Terapias
terapeutayuri@gmail.com
http://www.terapeutayuri.com
https://www.youtube.com/channel/UC0cCLg880I7ZIdgcRfEpAIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: