Hipófise – Acromegalia: O Conflito da Girafa

gigante

A hipófise é uma espécie de glândula mestra situada na base do cérebro, assim considerada por secretar diversos hormônios responsáveis pelo funcionamento de outras glândulas do corpo. É dividida, fisiologicamente, em duas partes: a adeno-hipófise (secreta, dentre outros, o hormônio do crescimento) e a neuro-hipófise (secreta, dentre outros, a ocitocina, presente no aleitamento materno).

O conflito da hipófise é chamado conflito da girafa” exatamente por afetar a secreção do hormônio do crescimento – também conhecido como GH – além de outros hormônios, como o TSH. O conflito é “não ser capaz de nutrir um filho, um membro da família ou mesmo a família inteira”. Esse tipo de conflito gera um sentimento de inferioridade, o que faz com que a hipófise aumente de tamanho e, consequentemente, a produção e secreção do hormônio do crescimento. Dessa forma a pessoa cresce mais, para superar o sentimento de inferioridade, o que também é conhecido como gigantismo congênito ou acromegalia. Aumenta-se, ainda, a produção de ocitocina e de prolactina, o que melhora o aleitamento da mulher, na tentativa de possibilitar que “o filho” ou “a família” sejam nutridos.

Nesse tipo de conflito é bastante comum haver questões sistêmicas envolvidas. Por exemplo, se na família há um histórico de fracasso, de pessoas com forte sentimento de inferioridade, a pessoa em questão pode desenvolver esse conflito para “solucionar” essa inferioridade, crescendo mais que a média dos seus antepassados. Pode também ser algo que a mãe ou o pai passaram, como um caso de uma mãe constantemente rebaixada e humilhada pelo marido durante a gestação – a criança sente diretamente a percepção da mãe, podendo, portanto, desenvolver o conflito. “É perigoso ser pequeno”…

Quando o conflito é resolvido, a hipófise volta ao seu tamanho normal, e suas funções também se normalizam.

Essas informações fizeram sentido para você? Compartilhe com seus amigos, me acompanhe pelo Facebook, Instagram, YouTube e no WordPress. Para marcar um atendimento, entre em contato comigo! Vamos levar informação a serviço da vida para cada vez mais pessoas.

Um abraço.

Yuri Alexander – Terapeuta
(45) 9 9997-0808
(45) 3038-1101 – Unoclin Terapias
terapeutayuri@gmail.com
www.terapeutayuri.com
YouTube: Terapeuta Yuri Alexander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: