VIVER NO PRESENTE

Hoje em dia fala-se muito em viver o presente, em não se preocupar demais com o passado e nem com o futuro. Até aí tudo bem, mas se você não souber equilibrar isso, pode estar correndo um grande perigo. Talvez você carregue consigo a frase “Ninguém sabe o dia de amanhã, então vivo cada dia como se fosse o último”.

Ok, eu concordo que não sabemos o quanto viveremos, mas também acredito que todos queremos viver muito e, principalmente, com qualidade. Digamos que você viva uns 30 anos depois de se aposentar. Com seu padrão de vida e seus hábitos e comportamentos atuais, como seriam esses 30 anos? Seriam de abundância ou escassez? Você teria o suficiente para você e sua família? Você teria patrimônio suficiente para viver confortavelmente? Teria investimentos ou dependeria de outras pessoas para sobreviver? Até que idade você pretende trabalhar? E se, por algum infortúnio, você fosse impedido de trabalhar, por quanto tempo seu patrimônio, sua renda passiva e/ou investimentos o sustentariam?

Essas são perguntas chamadas PPS (Perguntas Poderosas de Sabedoria), cujo objetivo é fazê-lo refletir sobre sua vida e, é claro, inspirá-lo a agir assertivamente de uma vez por todas! Eu sugiro que dedique um tempo a responder e pensar profundamente sobre cada uma delas. Entenda uma coisa: viver demais no passado é uma das principais causas de depressão; viver preocupado com o futuro é uma das causas de ansiedade; porém, viver SOMENTE no presente e ignorar o fato de que você pode estar vivo amanhã, mês que vem ou daqui a 20 anos… isso, meu amigo, para dizer pouco, é imprudência, é irresponsabilidade, é negligência. Passado é referência, futuro é direção… mas são as ações que você adota HOJE que moldarão o seu futuro e o futuro da sua família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: