5ª área da vida sistêmica: FINANCEIRO

Está aí um tema que é quase um tabu. Poucas pessoas têm o costume ou mesmo se sentem confortáveis para falar sobre dinheiro numa mesa de jantar. É tipo falar de sexo, política ou religião.

E quando falamos sobre dinheiro ou finanças encontramos toneladas de crenças e mindsets pobres e limitantes. Pare por um momento e se questione: o que você VIU, OUVIU e EXPERIMENTOU sobre dinheiro na sua vida? Como seus pais lidavam com o dinheiro? Qual o significado que você aprendeu a atribuir ao dinheiro?

Eis alguns padrões comuns: “O dinheiro é sujo”, “O dinheiro corrompe”, “Dinheiro não traz felicidade”, “Dinheiro não dá em árvore”, “Dinheiro não entra no reino dos céus”… O que acha que crenças desse tipo sobre o dinheiro produzem? Pode parecer loucura, mas a maioria das pessoas acha errado ser rico, ainda que inconscientemente.

Existe, ainda, um outro fator nesse sentido – as pessoas acreditam que já sabem lidar com dinheiro; pensam que é só trabalhar, receber, pagar contas, comprar, quem sabe economizar… mas adivinhe só: da mesma forma que uma pessoa precisa estudar para se tornar médico, engenheiro, para pilotar aeronaves ou tocar piano, nós precisamos aprender a lidar com o dinheiro para colhermos bons frutos dele – e não preocupação ou dor de cabeça!

Nesse sentido, o que você pode começar a fazer para melhorar a sua saúde financeira? Que comportamentos e hábitos você vai mudar? Que crenças limitantes sobre o dinheiro você identifica, e por quais crenças positivas você pode subsituí-las? Quem você conhece que pode ajudá-lo a administrar melhor sua vida financeira?

Experimente começar com uma coisa simples, mas que vai fazer toda a diferença. Comprometa-se a anotar tudo o que você ganha e tudo o que gasta. Monte um orçamento mensal das suas despesas em cada área e verifique o básico: você ganha mais do que gasta, ou vice-versa? Essa mudança simples é poderosa porque o coloca no controle das suas finanças, e isso é fundamental, é o primeiro passo a ser dado. Você só consegue tomar decisões e realizar mudanças eficazes se souber, exatamente, de onde vem o dinheiro e para onde ele vai. Os passos seguintes dependem do primeiro.

Um grande abraço.

Yuri Alexander
(45) 9 9997-0808
(45) 3038-1101 – Unoclin Terapias
terapeutayuri@gmail.com
http://www.terapeutayuri.com
YouTube: Terapeuta Yuri Alexander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: