“Se eu ganhasse na mega-sena meus problemas estariam resolvidos; Se eu fosse promovido a gerente minha vida seria outra; Se eu conseguir vender isso ou aquilo, as coisas vão mudar”… Será mesmo?
Já não é mais novidade que a vida financeira de uma pessoa é o resultado das suas crenças, da sua mentalidade sobre dinheiro. Ou, dito de outra forma, é a soma das suas experiências (positivas e negativas) sobre dinheiro ao longo da vida.
Eu mesmo dizia esse tipo de coisa. Quando eu passei em um concurso público, saltei de um salário de 0 a 400 reais por mês (quando muito) para R$ 4.000,00, em questão de dias. Meus problemas estavam resolvidos, correto? ERRADO!
A primeira coisa que fiz: um empréstimo consignado para comprar o carro mais caro que meu dinheiro alcançava. Mesmo que eu não soubesse disso no momento, minha mentalidade era de pobre, e eu precisava dar um jeito de gastar aquele dinheiro todo. Fiz isso do jeito que a grande maioria faz: comprando um carro mais caro do que o dinheiro alcança para mostrar que é alguém que não é.
O tempo passou, eu estudei muita coisa e fui mudando a minha mentalidade, inclusive sobre dinheiro. Quando surgiu a oportunidade de realizar a minha principal meta de 2017, eu não tinha dinheiro – mas tinha um carro de 45 mil reais, e não hesitei em vendê-lo para realizar o que era importante para mim.
Futuramente, meu maior objetivo era me tornar Golden Belt pela Febracis. Porém, novamente eu não tinha todo o dinheiro necessário. Em outros tempos, eu desistiria e seguiria a vida. Mas a solução que eu encontrei foi vender o meu carro de novo e dar um jeito de fazer acontecer.
Preste atenção: eu não estou dizendo que você deve vender o seu carro ou a sua casa para realizar os seus sonhos e objetivos. Esse foi o MEU caso, e foi o jeito que EU dei (e faria tudo de novo). Agora, pare um momento e pense, com sinceridade: as suas ações e decisões em termos de dinheiro, são reflexo de uma mentalidade de riqueza ou de pobreza? São voltadas para construir patrimônio e renda passiva, ou apenas para comprar bens e satisfazer ao prazer imediato?
Comente o que fez sentido para você. Nos próximos dias vou falar mais sobre mentalidade $$$! 😉